Produção Bibliográfica

Marketing Básico
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MARKETING BÁSICO
de Manoel Maria de Vasconcellos

O estilo Manoel Maria de Vasconcellos: ensinando marketing com poesia, humor, erudição literária, história, paixão, método e muita experiência de campo.

Neste ano de 2006, em que completaria 88 anos, o que o situa, muito propriamente, entre Peter Drucker (falecido em 2005 aos 96 anos) e Philip Kotler (75 anos), Manoel Maria de Vasconcellos, pioneiro do marketing no Brasil, falecido em 1987, terá lançado em livro o primeiro de dois trabalhos inéditos – parte de seu acervo bibliográfico e documental doado por sua família à Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

“Marketing Básico”, originalmente texto de tese de livre docência defendida na PUC-Rio em 1977, é uma visão humanística do marketing e constitui-se em texto essencial sobre o assunto.

Visionário que formou gerações de executivos de marketing pelo país afora, Manoel Maria de Vasconcellos aborda aspectos hoje em pauta na agenda das organizações: responsabilidade social, preocupação com a finitude dos recursos naturais, ética na propaganda e a necessidade do exercício de genuínas relações públicas.

Estão as empresas e os empresários preparados para um eco-marketing? Já não se fala sobre capitalismo consciencioso? E o que dizer sobre movimentos como o do consumo engajado e pelo consumidor consciente? Pois o mestre anteviu tudo isso falando sobre o verdadeiro espírito do marketing (marketing concept). Na origem, apenas um modo de produzir, distribuir, atender e desenvolver sustentavelmente.

Marco pioneiro na história do marketing no Brasil, o texto de Manoel Maria de Vasconcellos – um dos fundadores das práticas e do pensamento mercadológico no Brasil – chama a atenção, pela recorrente menção à Natureza (assim mesmo, com “n” maiúsculo), revelando uma preocupação – cara aos humanistas e numa época em que ainda não existia o movimento ecológico tal como o conhecemos hoje – visando o melhor uso dos recursos naturais, evitando o desperdício e o consumo desenfreado; uma preocupação que precisa, já, ser restabelecida, mais que no seio da opinião pública e dos consumidores, na mente dos que dirigem todo o processo de marketing nas organizações.